4 motivos pelos quais deve liquidar crédito pessoal hoje mesmo
Quando assume a responsabilidade de um empréstimo, deve arcar com as prestações até o fim. Porém sabia que consegue liquidar crédito?
Pode ter as prestações definidas, porém isso não significa que é obrigado a pagar somente aquele valor naquele dia. Se por acaso tiver forma de pagar tudo de uma vez é possível graças à liquidação.
Se a sua situação de vida melhorou e pode pagar a dívida de uma vez, tem a total liberdade de rever isso junto ao banco. Um dos grandes benefícios decorrentes dessa negociação, por exemplo, é reduzir a taxa de esforço.
Quer ainda mais motivos para liquidar o crédito pessoal ainda hoje? Continue a leitura e conheça mais 4 benefícios!
Liquidar crédito: 4 benefícios para o consumidor
Fazer um empréstimo nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada.
Afinal, ninguém gosta de pedir dinheiro emprestado ao banco e tornar-se responsável pelo pagamento mensal de uma dívida. Este passo é preciso ser bem ponderado porque tem o potencial de atrapalhar o orçamento e o planeamento financeiro.
Apesar disso, com uma boa organização das finanças, não é incomum que muita gente pense em antecipar o pagamento das parcelas em aberto e pagar o empréstimo.
Nestas horas, existe uma pergunta que costuma surgir: será que vale mesmo a pena adiantar as parcelas de um empréstimo ou outra dívida?
A resposta para esta pergunta é individual e pode variar de acordo com o cronograma e o planeamento financeiro de cada família.
Porém, é correto afirmar que boa parte das dívidas, seja um empréstimo ou um financiamento, podem ser pagas antecipadamente. Isto pode criar benefícios e economia para o consumidor.
Nesse sentido, liquidar crédito pessoal não é nada mais do que pagar as prestações do empréstimo antes do prazo estipulado, com o abatimento dos juros.
Pode ser feita de modo total ou parcial, dependendo da situação financeira do cliente, e com a utilização de recursos próprios do consumidor. Veja a seguir algumas das principais vantagens.
1 - Reduz o valor final do empréstimo
Se decidir negociar a quitação de um empréstimo é justo rever o valor final da dívida. Este passo é importante porque os juros que seriam cobrados no futuro vão ser pagos antes do previsto.
Nesse caso, deve negociar com o banco este novo valor. Esta é uma estratégia muito comum e muito aceite, portanto não deve ser difícil de aplicar com a instituição financeira responsável pela sua dívida.
2 - Reduz a sua taxa de esforço
A taxa de esforço não é nada mais do que a percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações de créditos até então contraídos.
Se a sua taxa de esforço está acima da percentagem recomendada, saiba que uma grande parte do rendimento é alocado para o pagamento de prestações de empréstimos bancários.
Liquidar créditos vai reduzir esta taxa e assim evitar que entre numa situação de endividamento.
3 - Permite melhor planeamento financeiro
Com uma prestação a menos no final do mês, será muito mais fácil gerir o orçamento familiar. O dinheiro extra poderá ser direcionado para uma poupança ou investimento, e assim ter um destino mais eficiente e rentável.
Quanto menos o orçamento estiver comprometido com empréstimos, mais saudável será a vida financeira.
4 - Facilita a aprovação de outros empréstimos
Se estiver a quitar um empréstimo, o pagamento do valor em aberto poderá permitir que tenha um novo crédito.
Desta forma, portanto, cuida do seu nome e reputação no mercado, tendo sempre, à sua disposição, crédito libertado para emergências.
Com organização, planeamento e um bom controlo do dinheiro, ficará muito mais fácil evitar empréstimos, financiamentos e dívidas.
Porém, se ocorrerem em algum momento, saiba que vale sim a pena adiantar o pagamento das prestações e assim liquidar o crédito.
Lembre-se sempre que ao liquidar crédito estará não apenas a livrar-se de uma pendência financeira, mas também a economizar dinheiro.