Crédito Responsável
Contratação responsável, seja de crédito pessoal, habitação, consolidado ou qualquer outro tipo de crédito.
Antes de realizar um contrato de crédito deverá avaliar atentamente se os seus rendimentos mensais são suficientes para assegurar o pagamento das mensalidades da dívida que contrair. No fundo, se o que recebe por mês é suficiente para pagar todas as prestações mensais com os créditos, mais as despesas mensais normais suas e da sua família se for o caso.
Deverá, assim, estar absolutamente ciente que as prestações do crédito que irá contratar estabelecem uma despesa mensal permanente no orçamento familiar e que isto terá impacto nas suas finanças, até à amortização total do empréstimo.
É, portanto, fundamental que forneça à instituição ou intermediário de crédito informações claras, verdadeiras e reais que, de uma forma transparente, esclareçam a entidade que irá conceder o crédito sobre a sua situação financeira.
Só desta forma possibilitará que a instituição execute uma cuidadosa avaliação da sua capacidade e lhe apresente uma solução adaptada às suas necessidades, mas também às suas capacidades. Será igualmente com base nessas conclusões que o banco irá conceder ou não o seu empréstimo.
Uma vez contraído o crédito, deverá ainda comunicar quaisquer eventuais dificuldades em pagar as mensalidades dos empréstimos contratados, assim que possível, à instituição de crédito, para que esta possa promover medidas que evitem o incumprimento ou que se coloque numa situação de risco financeiro.
Nos últimos anos o crédito tornou-se uma solução acessível, mas é importante que tenha consciência que acarreta responsabilidades e que escolher o tipo errado de crédito para as suas necessidades, ou requerer demasiado crédito, pode aumentar o risco de incumprimento ou de incapacidade temporária de fazer face a uma qualquer despesa extra inesperada. Pode também resultar em sobre-endividamento, incumprimento das mensalidades e consequente insolvência, situações extremas a evitar a todo o custo.
É fundamental manter o equilíbrio do orçamento mensal do agregado familiar. Pelo que, caso já tenha mais de 4 créditos, incluindo crédito habitação, crédito pessoal, crédito automóvel, cartões de crédito e contas ordenado, deverá pensar numa reestruturação dos seus empréstimos, ou a chamada consolidação de créditos.
Uma consolidação de créditos permite uma harmonização das taxas de juro e, consequentemente, obter uma prestação mais vantajosa, com uma redução clara no total das suas despesas com empréstimos. Permite também que fique com apenas e só uma mensalidade, evitando ter vários pagamentos ao final do mês.
Para precaver situações prejudiciais para si e para a sua família é importante que obtenha pelo menos uma proposta de consolidação dos seus créditos. De seguida, analise se irá poupar, quanto irá poupar e se vale a pena avançar para um crédito consolidado.
Ao usar as ferramentas de pesquisa da LinhaValor terá a garantida de que lhe serão apresentadas diversas propostas, por agentes de financiamento nossos parceiros, todos eles devidamente registados e autorizados pelo Banco Portugal. De forma segura e responsável.
Super Simples :
CONSELHOS LINHA VALOR
Activated by WeLead