Em que situações deve usar um simulador de empréstimo bancário
Utilizar um simulador de empréstimo bancário é uma forma eficaz de conhecer, antes de fechar o pedido de crédito, qual será o valor das suas prestações. Além disso, tem uma noção prévia sobre a média da taxa de juros cobrada.
Os simuladores são ferramentas gratuitas e que podem ser utilizadas sem compromisso. Pode simular quantas vezes quiser e avaliar se irá ou não seguir com o pedido.
Pode fazer as simulações a partir do conforto da sua casa, em poucos minutos e de forma muito fácil e prática. Quer saber em que situações deve usar um simulador de empréstimo bancário? Confira já a seguir.
Simulador de empréstimo bancário: quando devo utilizar essa ferramenta
A contratação de um empréstimo exige muita ponderação por parte do consumidor. Para isso, é preciso reunir o máximo de informações possíveis sobre as condições do contrato, para assim ser capaz de fazer um planeamento financeiro eficaz.
É aí que entra a importância de usar um simulador de empréstimo bancário. Confira a seguir em que situações deve recorrer a esta ferramenta.
a) Planeamento financeiro – conhecimento prévio das prestações
Através dos simuladores poderá conhecer antecipadamente o valor das prestações do empréstimo bancário. Isto dá a oportunidade de organizar o orçamento familiar de forma a que as mensalidades não pesem de forma negativa as finanças.
A possibilidade de poder calcular antecipadamente o quanto pode pagar é a maneira mais eficaz de evitar o endividamento.
Para obter essa informação é muito fácil. Apesar dos diversos simuladores disponíveis na internet, o mecanismo de funcionamento é basicamente o mesmo.
Preencha o simulador com o valor que precisa e em quanto tempo pretende pagar.
Logo em seguida, a ferramenta calcula de forma automática o valor médio das prestações de acordo com as taxas praticadas em determinada instituição financeira.
Essa é uma maneira rápida e prática de se organizar e de avaliar se pode arcar com a despesa.
b) Comparar propostas – levantamento das taxas praticadas pelos bancos
Num contrato de empréstimo, são muitas as taxas praticadas pelos bancos, como o spread, TAEG, TAN, comissões, entre outros.
Comparar estes preçários torna-se mais fácil através dos simuladores, já que as tarifas de cada banco são aplicadas automaticamente, auxiliando os consumidores no acesso à informação.
Dessa forma é possível procurar de forma mais eficaz as instituições que apresentam as melhores ofertas e propostas.
c) Evitar o endividamento – refletir sobre a necessidade x possibilidade
Recorrer a um empréstimo seja pessoal, habitação, ou qualquer outra finalidade, não é uma decisão fácil de ser tomada. É preciso ter cuidado, pois caso não seja possível cumprir com a obrigação do pagamento as consequências podem ser irreversíveis.
Por isso, é preciso muita ponderação acerca da sua real necessidade. Também deve avaliar se os rendimentos que possui serão suficientes para pagar uma dívida que se estenderá durante alguns anos.
Tudo deve ser considerado, inclusive eventos futuros, como uma possível situação de desemprego, por exemplo. Tentar antever todos os cenários é a melhor forma para se preparar antes de solicitar o dinheiro ao banco.
d) Consumidor mais preparado – possibilita maior poder de negociação
Se se dirigir ao banco com uma pesquisa detalhada acerca das ofertas de crédito no mercado, terá mais poder de negociação para obter a melhor proposta.
Dessa forma, é possível conseguir mais vantagens e garantir o sucesso da transação.
Percebe como um simulador de empréstimo bancário é a ferramenta ideal para garantir mais segurança no seu pedido de crédito? E o melhor de tudo é que este é um recurso acessível a todos, portanto, não existem desculpas para não utilizá-lo.